Crea-MG promove reunião de trabalho e integração em Sete Lagoas

O presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, esteve na Inspetoria de Sete Lagoas, no dia 14 de fevereiro de 2019, com o objetivo de promover a integração com as instituições de ensino da cidade. Ele se reuniu com os inspetores do Conselho na cidade e com os coordenadores dos cursos de engenharia do Centro Universitário de Sete Lagoas – Unifemm; da Universidade Federal de São João Del Rei, campus Sete Lagoas; do Promove e da Universidade Ciências da Vida.

Durante o encontro, a coordenadora da Comissão Permanente de Educação e Atribuições Profissionais (Ceap) do Crea-MG, engenheira civil Davina Braga, reforçou que as IEs precisam ter seus cursos registrados no Conselho. “Temos realizado palestras em diversas faculdades de engenharia explicando a importância do registro e a concessão de atribuições. Pois, para que o egresso possa obter a carteira profissional é necessário que o curso que ele tenha se graduado em curso que esteja registrado”, afirmou.

Uma das universidades que o Crea-MG auxiliou na adequação da estrutura curricular e no registro dos cursos é a Unifemm. Segundo o pró-reitor acadêmico do Centro Universitário José Hamilton Ramalho, o trabalho da Comissão de Educação do Crea é muito relevante para as instituições de ensino. “Em 2018, tivemos a oportunidade de contar com a ajuda do Conselho. Isso foi fundamental para conhecermos a legislação. Esta iniciativa ajuda as instituições na regularização e valoriza a formação dos futuros profissionais”, realçou.

O estreitamento das relações do Crea-MG com as IEs tem sido reconhecido por profissionais, estudantes e coordenadores de curso. No ano passado, foram realizadas várias palestras e encontros em universidades. Segundo o presidente Lucio Borges, a “intenção é estar mais próximos das universidades, mostrar a elas o papel do Conselho e levar todas as informações necessárias para os estudantes de engenharia”, destacou.

Para o inspetor-chefe de Sete Lagoas, engenheiro ambiental Robson Júnior, com estas ações o Crea-MG amplia sua representação nos municípios e fortalece sua participação nas instituições de ensino. “Essa reunião foi um passo importante para realizarmos o trabalho que desejamos fazer aqui com estas instituições e, para isso, apresentamos a elas a possibilidade de envolver mais o Crea Júnior”, ressaltou.

Semana da Engenharia

Outro assunto abordado na reunião foi a Semana da Engenharia. De acordo com o presidente da Associação Sete Lagoana de Engenheiros (ASE), engenheiro de produção Éber França, o evento será realizado de 30 de setembro a 4 de outubro na cidade. “Vamos promover a Semana da Engenharia com a participação das instituições de ensino da cidade e região. Para os estudantes de engenharia será uma grande oportunidade de aprendizado e troca de conhecimentos com os profissionais”, enfatizou.