O preço da sua inércia no futuro

O preço da sua inércia no futuro
Há algo que muito me preocupa nos tempos atuais.

Cada vez mais temos uma grande inércia da juventude, uma grande quantidade de pessoas cada vez mais dependentes de que os outros façam por eles.

Na verdade, há uma crescente e descontrolada juventude acima de 30 anos que ainda é dependente dos próprios pais. Pessoas que não saem do conforto do seu lar, mais ainda, da sua cama, escondendo-se atrás de seus celulares, tablets ou notebooks.

Esses equipamentos que vieram para facilitar nossos dias, nossa comunicação, nosso aprendizado, tornaram-se uma prisão para todas as pessoas, em todas faixas etárias, mas principalmente aos nossos jovens que já não querem sair do lugar.

Os jovens de hoje desejam muita coisa, mas não buscam o que desejam. Imputam muitas vezes a sua falta de sucesso a outra pessoa que não teve atitude por ele, que não levantou e não foi em busca dos seus objetivos, seus sonhos, suas ideias e ideais.

Devem lembrar sempre de que, se desejam ser ou fazer algo, precisam fazê-lo, precisam tomar a decisão e tomar a rédea da sua vontade e sua história para que algo dê certo.
Não adianta ficar parado e dizer “como eu queria fazer isso” ou “queria tanto ser aquilo”, pois se não procurar, não agir, não for atrás disso tudo, será um eterno derrotado.
Há um sem número daqueles que decidem não ser o mesmo que todos, que querem inovar e fazer o deles, mas que se esquecem do principal que é fazer!

Há aqueles que têm tanta tranquilidade que até assustam a nós, que somos muitas vezes taxados de zelosos excessivos. Não dá para acreditar que não têm percebido como as coisas vêm se agravando, como a vida está difícil, as oportunidades e o dinheiro cada vez mais escassos.

Mas mesmo assim não fazem nada, estão à sorte das redes sociais e suas informações controversas, fazem pesquisa escolar no Linkedin, copiam e colam textos que nem têm capacidade de avaliar sua realidade ou objetividade. Estão cada vez mais alienados e restritos a uma ignorância cibernética que faz com que máquinas os substituam tão facilmente devido a sua incapacidade de raciocinar.

Você que ainda não iniciou sua caminhada, ainda não pensou em começar a procurar um trabalho, não somente um emprego, já imaginou o que pode ser de você no futuro? E um futuro bem próximo, não duvide, pois quando você menos esperar, sua idade madura chegará, e você estará à própria sorte, sem a experiência e o amor dos seus pais.
Você saberá acompanhar suas finanças, você terá planejado sua vida de forma a ter um lar, uma renda, uma vida digna? Você terá condição de sair de trás do seu aparelho eletrônico, seja qual for, e fazer uma compra para sua subsistência?
O preço da sua inércia pode ser muito alto no seu futuro.
As suas contas existirão e deverão ser pagas, não tenha dúvida disso, pois você será lembrado e cobrado, e não terá acesso ao que hoje tem porque seus pais não se esquecem de pagar e muitas vezes se desdobram para manter, caso você não arque com suas responsabilidades. Seus pais não são eternos.
O valor que deixa para depois hoje poderá lhe ser cobrado duramente em curto espaço de tempo, então será a hora de desesperar, de perguntar o porquê de não ter feito algo antes.

Você tem exemplos positivos e negativos a toda hora, por todos os lugares que passar ou que conviver, então aproveite dessa oportunidade para fazer diferente para você.

A vida não é brincar de boneca, não é aprender a ler e escrever, não é compartilhar vídeos ou curtir posts engraçados e muitas vezes interessantes, ela é muito mais que isso, ela é viver correndo à frente do seu tempo, mas também é se divertir.

Não se esqueça das suas escolhas, não abandone seus sonhos, mas não fique dormindo. Levante-se, vá à luta, busque e realize o que mais deseja.

Confie em você acima de tudo, mas não fique aí inerte, parado mesmo, esperando a velhice chegar.

Paz e bem a todos!
Eber Luiz Padrão França