Disponível há um mês, plataforma apresenta resultados positivos

Economia, conforto e agilidade nos serviços, esse é o objetivo da nova plataforma do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais. O Sitac, Sistema de Informações Técnicas Administrativas, entrou em operação há um mês e oferece segurança aos usuários no ambiente cem por cento digital. No primeiro acesso ao Sitac MG, o engenheiro eletricista, Raphael Borges, admite que encontrou dificuldade, mas como ele mesmo explica, achou as soluções no próprio sistema.

Raphael Borges: pela própria plataforma consegui as orientações necessárias e com isso percebi um ganho significativo nas interações, pois o sistema é bem intuitivo, percebi e consegui informações que mostraram a plataforma muito mais abrangente nos possibilitando acessar toda a carta de serviços remotamente sem a necessidade de ir a um escritório do Crea, o que neste momento de pandemia é uma vantagem a mais.

Pelo Sitac MG é possível encaminhar e acompanhar serviços de forma on-line, como o registro profissional, anotação de responsabilidade técnica e a solicitação da certidão de acervo técnico. O diretor de Planejamento, Gestão e Tecnologia do Crea Minas, Eber França, contabiliza os ganhos dos usuários em pouco tempo de funcionamento do novo sistema.

Eber França: nós temos hoje uma média de 2.200 ARTs geradas diariamente, temos pequenos acertos que estão mapeados e estão em adequação, então isso mostra que foi muito tranquila a virada nesse início de ano, do Sitac, e a gente espera que tenha muito mais sucesso daqui pra frente.

Na avaliação de Eber França, a plataforma veio para melhorar o relacionamento do Conselho com os profissionais.

Eber França: eu posso citar, por exemplo, que nós tínhamos 17 sistemas paralelos, reduzimos para apenas um, o que aumenta a confiabilidade, a usabilidade, o controle, fazendo com que o profissional tenha mais tranquilidade, mais confiança e uma melhor comunicação com o sistema.

E para os profissionais que ainda não estão familiarizados com o Sitac MG, o Conselho produziu uma série de vídeos tutoriais para ensinar o uso da nova plataforma de serviços. Acesse o conteúdo pelo canal do Crea-MG no YouTube.

Sandra Fontella
Rádio Crea-Minas