Profissional agora pode acessar ART quitada em 30 minutos

As ARTs compõem o acervo técnico do profissional, comprovando sua experiência e tem valor de contrato. Elas devem ser anotadas antes do início da atividade técnica.

Com a implantação do novo sistema do Crea-MG e adequações na compensação do pagamento, a cada meia hora é realizada uma atualização e o profissional tem acesso ao documento. Para o inspetor-chefe de Pouso Alegre, engenheiro florestal Marlúcio Carvalho Milagres, o encurtamento desse prazo, que antes era de um ou dois dias, é um ganho para o profissional.

Marlúcio Carvalho Milagres: Tem muitos casos que o profissional está vinculado a emissão da ART para recebimento dos honorários, às vezes protocolo de processos junto às autarquias diversas aí do estado, da federação, dos municípios, às vezes tem que ser de imediato. Então você tem muitas situações em que o profissional precisa da ART naquele momento e até então ele tinha que aguardar um ou dois dias e hoje esse processo é praticamente imediato. Isso deixa o profissional bastante confortável porque ele pode contar com a emissão da ART logo de imediato.

Desde que foi disponibilizado, em janeiro de 2021, o novo sistema vem passando por ajustes com o objetivo de melhorar o atendimento e a relação com os profissionais. O diretor de Planejamento, Gestão e Tecnologia do Conselho, engenheiro de produção Eber França, explica que essa era uma demanda antiga dos profissionais e que agora foi possível atender.

Eber França: De todas as melhorias implementadas no novo sistema do crea para atendimento dos nossos profissionais, desde o mês de janeiro, um dos grandes esforços que agora se tornou realidade é essa baixa a cada meia hora. Ela propicia que o nosso profissional possa mais agilmente dar sequência ao seu trabalho e as suas atividades. Foi um grande desafio e que toda equipe conseguiu implementar para trazer esse anseio do nosso profissional para a realidade.

Além das informações relativas às ARTs, o sistema atualiza também anuidades e outras receitas a cada 30 minutos. Já os dados cadastrais, necessários para emissão de Certidão de Acervo Técnico, a CAT, são atualizados três vezes ao dia, na hora do almoço, no final da tarde e de madrugada.

Adriana von Krüger
Divisão de Comunicação e Publicidade para Rádio Crea-Minas